O BRASIL NA UTI

Há 20 anos Ultimato publicava o artigo do pastor Darci Dusilek, então diretor executivo da Visão Mundial e falecido em 16 de agosto de 2007, “O Brasil está enfermo”. Lendo os trechos abaixo percebemos que pouca coisa mudou na realidade brasileira. Na verdade, sem querer ser pessimista, parece que de simples enfermo o Brasil adoeceu de verdade e precisou ser transferido para UTI. Como cristãos, mesmo vendo a situação piorar, não podemos desanimar. Que este artigo nos dê motivação para lutar, pois “O tempo é chegado… o Reino de Deus está próximo” (Mc 1.15, NVI).

“O quadro é preocupante. Na antesala de diagnose 140 milhões de parentes achegados aguardam com ansiedade os resultados dos exames. A bateria múltipla de testes a que foi submetido o paciente é rigorosa. Não menos rigorosos os examinadores. Finalmente, sai o boletim! Os resultados apontam sinais de debilidade crônica geral. Os principais são os seguintes:

1. Crise profunda de valores. As desigualdades econômicas e sociais gritantes que existem entre nós, as denúncias sobre a corrupção generalizada em todos os escalões do governo e da sociedade, a falta de interesse ou capacidade de apurar e punir atos corruptos e seus responsáveis são apenas alguns entre vários sintomas a atestar que o país enfrenta uma profunda crise de valores morais.

2. Falta de solidariedade. Muitos ‘novos ricos’ que conseguiram agarrar sua oportunidade e prosperaram se esquecem de seu anterior sofrimento. Os investimentos da sociedade brasileira como um todo para fins sociais ainda são ínfimos face ao volume de circulação e concentração de riqueza que temos. Ao passo que alguns desfrutam de padrões de conforto e abastança comparáveis aos das nações desenvolvidas a maior parte dos brasileiros vive situação de penúria comparáveis aos de Bangladesh e Etiópia.

3. Falta de credibilidade. Literalmente não se sabe em quem confiar. Autoridades do governo, em todos os escalões, fazem pronunciamentos que não são cumpridos. Generalizou-se entre o povo o sentimento de que se alguma autoridade afirmar algo, o contrário é que é verdadeiro.

O povo está cansado de ser ignorado. Não aguenta mais ser manipulado pelos meios massivos de comunicação… O diagnótico é amplo. Tomaria páginas e páginas para descrevê-lo. Mas os três itens mencionados já são suficientes para afirmar que o paciente está gravemente enfermo. O que fazer com ele?… A Igreja de Cristo no Brasil tem sobre si esta dupla missão: 1) ser um laboratório do Reino e do amor de Deus, a expressão mais imediata e concreta do sonho de Deus para a humanidade; 2) confrontar as autoridades e o povo como um todo com a proclamação do Reino. ‘O tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho!’ (Marcos 1.15).”

Fernanda Brandão Lobato, assistente editorial – Revista Ultimato

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s