Os direitos dos pacientes, você conhece todos eles? Pois saiba que hospitais e profissionais de saúde têm uma série de obrigações legais para com seus usuários. Leia e faça valer estas garantias

POR MARIANA VIKTOR

Você sabia que pode consultar seu prontuário médico no momento que desejar? Que tem direito a uma conta detalhada especificando todas as despesas do tratamento? Que o hospital é obrigado a informar a origem do sangue utilizado nas transfusões? Pois esses são alguns dos chamados Direitos do Paciente – uma série de 35 garantias que médicos e hospitais devem levar em conta para preservar a ética em sua conduta profissional e a saúde dos pacientes, claro. O problema é que, apesar de asseguradas por lei, essas normas são praticamente desconhecidas. Hospitais, clínicas e postos de saúde não têm obrigação de afixá-las em local de fácil visualização e os manuais onde elas constam são difíceis de encontrar – o publicado pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP), por exemplo, está esgotado. Por isso é que Viva Saúde reuniu aqui todos esses itens, facilitando sua consulta. Faça valer os seus direitos e saiba a quem recorrer caso eles sejam desrespeitados.

Continue lendo

10 Respostas para “Os direitos dos pacientes, você conhece todos eles? Pois saiba que hospitais e profissionais de saúde têm uma série de obrigações legais para com seus usuários. Leia e faça valer estas garantias

  1. Meu pai foi operado da próstata tem 74 anos. O combinado com medico hospital foi 11mil reais, o qual foi pago, logo após a cirurgia passou mal foi levado a UTI, e foi aplicado três bolsa de sangue, após três dias saio da mesma, teve alta, só que o hospital e só pode liberar mediante o pagamento de 25 mil reais, sendo que os 11mil já foi pago, obs; ele lavrado e não tem condiçôes, ESTES 11mil foi feito a vaquinha entre parentes e amigos, Que atitude devemos tomar?

  2. O hospital pode dar alta mesmo sem o paciente estiver bem? Como podemos recorrer? O paciente tem fazer hemodiálise e tá dopada, como ela pode ir pra casa?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s